A Escola M3 do escritório M3H1 Arquitectura, é uma resposta arquitetônica às necessidades da fundação Escuela Nueva en las zonas rurales de Colombia. Adotando as bases do concurso "Premio Corona Pro Hábitat 2013: Escuelas rurales para Colombia", a Escola M3 se coloca como um projeto que, mediante pequenas modificações, pode se adaptar tanto às condições climáticas quanto a situações de desastres naturais em diversas regiões rurais da Colômbia.
Além disso, o sistema modular apresentado permite infinitas possibilidades de implementação, respondendo, assim, às necessidade sociais de cada local, promovendo a participação de famílias e da comunidade em sua construção, uso e manutenção.
Mais informações e imagens a seguir.
Um Módulo "Semente"
A Escola M3 é um "kit" de fácil montagem constituído por um módulo base de 2,5m x 2,5m que cria um módulo "semente" de 5m x 5m, cujo uso será, à princípio, escolar; este é móvel e adaptável, podendo ser usado em composições na cobertura e na fachada, modificando-se em função de cada local onde for implantado.
Uma Escola Sustentável e Reciclável
O material de construção da Escola M3 é o bambu: bastante versátil, de baixíssimo custo, abundante na Colômbia e apresenta muitas vantagens quanto à sustentabilidade e reciclagem.
Um Sistema de Construção Inovador que Remete à Tradição Colombiana
O desenho do módulo segue um sistema construtivo que mergulha na tradição colombiana do uso do bambu montado de forma simples.
Uma Montagem Simples
a. A ideia é que a montagem seja a mais simples possível e que permita erguer a Escola M3 rapidamente. Para isso, as peças, junções e demais elementos construtivos são embalados e numerados.
b. Dentro das infinitas possibilidades de encaixes existentes, escolheu-se os mais simples, todos baseados no mesmo esquema.
c. O trabalho mecânico de montagem pode ser feito por qualquer pessoa sem formação, já que não é necessário o uso de outras ferramentas além das mão.
Uma Escola com Infinitas Possibilidades de Implantação
Após a implantação, que pode apresentar variações na estrutura de bambu da cobertura, pode-se traçar linhas estruturais de 10m de comprimento por 5 de largura com um número muito reduzido de apoios. Esta característica converte o módulo da Escola M3 em uma plataforma para centenas de usos comunitários.
Uma Escola de Fácil Manutenção e Alta Resistência a Desastres Naturais
A Escola M3 terá alta resistência contra desastres naturais (terremotos, deslizamentos, chuvas torrenciais, etc.) pois sua estrutura de bambu apresenta manutenção muito simples, reduzida a aplicação de ceras e polidores e ao ajuste dos elementos que tiverem sofrido com as intempéries.
Arquitetos
Localização
ColômbiaArquiteto Encarregado
Isabel Escudero Herrera, Sandra Liliana Argüello Calderón, Paz Argüello Meza e Fernando Gómez ArroyoConcurso
Premio Corona Pro Hábitat 2013. Convocatoria profesional 2013: “Escuelas rurales para Colombia”Término do Concurso
Setembro, 2013Ano do Projeto
2013Fotografias
Cortesia de M3H1 Arquitectura